Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Enio Verri: devido à pandemia, eleições municipais não podem ocorrer em outubro

Estreia: 10/06/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Enio Verri (PT-PR)

Na visão do líder do PT na Câmara, deputado Ênio Verri (PT-PR), o único consenso em relação às eleições municipais é que não podem ocorrer no mês de outubro, devido ao comportamento da pandemia até agora. O parlamentar alega que definir uma data neste momento ainda é difícil, porque é preciso ter certeza sobre a evolução do número de casos e de óbitos relacionados à Covid-19, o que não vem ocorrendo atualmente devido à falta de gestão da crise por parte do governo federal. O parlamentar alerta ainda que o hábito político brasileiro, de muito contato pessoal em épocas eleitorais, é o oposto do isolamento social que a Organização Mundial da Saúde indica para o enfrentamento do coronavírus.

Para o congressista, o final de novembro e o início de dezembro são datas indicativas, por enquanto, adequadas para a realização das eleições, mas sugere também o ampliação dos horários de abertura das sessões eleitorais para evitar aglomerações e ainda o aumento do número de urnas disponíveis para a votação, distribuindo os eleitores por mais locais.

Ênio Verri ainda considera que a única judicialização sobre a data de eleições pode ser provocada por parte dos atuais ocupantes dos cargos de prefeito e vereadores, que desejam a ampliação de seus mandatos por mais dois anos e podem apelar para a tese de coincidência de mandatos com presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

facebook twitter spotify podcasts apple rss