Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. João Roma: projeto amplia as possibilidades de contratação através do programa Médicos pelo Brasil

03/06/2020 - 09h20

  • Entrevista - Dep. João Roma (REPUBLICANOS-BA)

Pode ser votado já na próxima semana, no Plenário da Câmara, projeto que amplia as possibilidades de contratação através do programa Médicos pelo Brasil. O autor da proposta, deputado [[João Roma]], explica que as contratações serão feitas a partir da classificação de profissionais feita pela Agência para o Desenvolvimento da Atenção Básica à Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde, que fará convênios com as prefeituras interessadas.

Segundo o parlamentar, a carência de médicos para o atendimento da população é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, o que a proposta visa neutralizar com a eliminação de entreves burocráticos que muitas administrações municipais enfrentam hoje quando buscam se adequar às normais legais para aumentar a demanda de profissionais da medicina. Mas o deputado comenta que mesmo grandes centros têm problemas, pela dificuldade de preencher vagas em locais remotos ou violentos nas periferias.

E João Roma também explica que o controle sobre as contratações, mesmo com a diminuição da burocracia, está garantido pela necessidade de assinatura de convênio com a agência do Ministério da Saúde, o que vai evitar o direcionamento para determinados profissionais. Para dar suporte a seu projeto, o deputado também defende que a aplicação de provas do revalida, para profissionais formados no exterior, seja restabelecida, para aumentar a oferta de médicos no país.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo