Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Hildo Rocha: atuação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias contribui para diminuir a contaminação

02/06/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Hildo Rocha (MDB-MA)

A atuação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias contribui para diminuir a contaminação pelo coronavírus e também a velocidade de propagação da Covid-19, segundo a avaliação do deputado Hildo Rocha (MDB-MA). Ele coordena a frente parlamentar em defesa do segmento, que será representada pela confederação nacional da categoria em reunião técnica programada para hoje pela comissão externa da Câmara que debate ações contra o coronavírus.

Também vão participar representantes do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais de saúde e da Organização Internacional do Trabalho.

Hildo Rocha alerta que os agentes de saúde não recebem do poder público os equipamentos de proteção adequados para realizar seu trabalho junto às comunidades, ajudando a prevenir a disseminação de outras doenças e contribuindo para a diminuição dos índices de mortalidade infantil.

Outro problema enfrentado pela categoria, mesmo antes do início da emergência causada pelo coronavírus, é a falta do pagamento do adicional de insalubridade para os profissionais que atuam diretamente em contato com doenças, muitas das quais transmissíveis.

O deputado também observa que o salário da categoria é inferior ao de todos os outros segmentos da atenção básica à saúde, sendo que um agente comunitário recebe, por mês, um valor inferior ao que o poder público gasta, por dia, com a internação em UTI de um paciente apenas.

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE