Rádio Câmara

Trilha das Artes

Ricardo Guilherme completa 50 anos de teatro

Ricardo Guilherme completa 50 anos de teatro

30/05/2020 - 19h00

  • Ricardo Guilherme completa 50 anos de teatro (íntegra do programa)

Ricardo Guilherme

Ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, jornalista, professor universitário, Ricardo Guilherme está completando 50 anos de atuação profissional. Uma das maiores expressões culturais do Ceará, ele fala da sua carreira, do chamado Teatro Radical e do movimento teatral em Fortaleza.

Ricardo Guilherme foi um criadores do Curso Superior de Artes Cênicas da Universidade Federal do Ceará, participou de mais de 100 espetáculos em temporadas e apresentações no Brasil, na Europa, África e países das Américas e ganhou, entre outros prêmios, o de dramaturgia da Unesco, em 1987.

Na sua lista musical tem Bye Bye Brasil (Chico Buarque e Roberto Menescal), Traduzir-se (Fagner e Ferreira Gullar), Aos Nossos Filhos (Ivan Lins) e Brasil de Oliveira da Silva do Samba, de Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, gravado por Alcione.

Ricardo Guilherme na peça A Divina Comédia de Dante e Moacir

˜Sou uma pessoa de pensamento crítico, dialético, mas também me permito ao devir, aos rizomas, à improvisação. Penso que só se pode improvisar, transgredir, quando se tem um rigor estrutural. E isso se reflete no meu teatro. Um artista tem que estar na frente, atrás e ao lado do seu tempo˜.


Produção Caio Guedes

Reportagem e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h

MAIS CONTEÚDO SOBRE