Rádio Câmara

Salão Verde

Pandêmico dia mundial do meio ambiente

Pandêmico dia mundial do meio ambiente

01/06/2020 - 12h00

  • Pandêmico dia mundial do meio ambiente

Dia mundial do meio ambiente envolto por dúvidas e certezas quanto ao coronavírus

Desde 1972, quando 5 de junho foi estabelecido como dia mundial do meio ambiente, o planeta não vivia uma pandemia tão grave. Salão Verde resume o impacto dos ecossistemas desequilibrados na propagação dos vírus em geral e traz algumas das lições e das ações concretas para o enfrentamento do novo coronavírus do ponto de vista socioambiental. No quadro “Tá lá na lei”, conheça a nova legislação que ampliou o prazo para as prefeituras aplicarem um Plano de Mobilidade Urbana que efetivamente contemple a redução da poluição atmosférica. O programa ainda destaca a polêmica tentativa do governo de simplificar as regras ambientais durante a pandemia e as propostas recentemente aprovadas pela Câmara dos Deputados para a prevenção de novas tragédias em barragens – como as de Mariana-MG e Brumadinho-MG – e a proteção de indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais diante do coronavírus.

Entrevistados nesta edição: Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de Virologia; Eliane Bicudo, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia; Ana Cláudia Franco, especialista em microbiologia ambiental e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Francisco de Assis, chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia; Maria Lúcia Guardani, gerente de qualidade de ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; e deputados Joenia Wapichana (Rede-RR), Professora Rosa Neide (PT-MT), Enrico Misasi (PV-SP) e Gustavo Fruet (PDT-PR).

Produção - Lucélia Cristina

Apresentação e edição - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.