Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Alceu Moreira: comissão realiza reunião com ministra para discutir protocolo de certificação de frigoríficos

26/05/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Alceu Moreira (MDB-RS)

Coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) defende um protocolo unificado em apenas uma autoridade pública certificadora para que os frigoríficos tenham capacidade de manter a produção. Hoje, segundo ele, há instalações que recebem a visita de até 20 fiscais, a depender da legislação estadual e municipal. A comissão externa da Câmara que analisa ações de combate à Covid-19 realiza, na tarde desta terça, reunião com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, para analisar a situação do segmento.

O deputado observa que o funcionamento dos frigoríficos não deve se sobrepor à saúde dos funcionários e seu entorno, e aponta que os trabalhadores devem seguir normas próprias que garantam o acompanhamento de seu estado de saúde, para evitar a contaminação com o coronavírus. As empresas, segundo Alceu Moreira, devem receber informações claras sobre a situação familiar de cada colaborador, para se antecipar a qualquer eventual contato com outras pessoas infectadas.

Alceu Moreira lamenta a queda nas vendas no mercado interno, creditada por ele à situação econômica nacional, que já vinha combalida antes mesmo da pandemia, e também à redução da renda das pessoas pelo coronavírus, mas aponta que o setor continua a trazer divisas para o Brasil pelo aumento das exportações.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo