Rádio Câmara

Reportagem Especial

Mulheres na ciência - capítulo 3

29/05/2020 - 07h40

  • Mulheres na ciência - capítulo 3

Capítulo 1: As mulheres representam a maioria das matrículas nos cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil. Entretanto, apesar da melhoria dos índices nos últimos anos, ainda é pequena a presença feminina em postos de direção e chefia, principalmente nas áreas ligadas às Ciências Exatas, Engenharia e Tecnologia. O papel das mulheres na Ciência é o tema da Reportagem Especial de três capítulos.

Capítulo 2: A presença feminina é muito expressiva nos cursos de pós-graduação no Brasil. Segundo dados da Capes, há 15 por cento a mais de mulheres do que homens matriculados na pós-formação universitária. Então ainda existem casos de discriminação no meio acadêmico e profissional na área de Ciência e Tecnologia? Ouça mais no segundo capítulo da Reportagem Especial.

Capítulo 3: As mulheres ampliam seu espaço na ciência brasileira. Duas cientistas conseguiram sequenciar o novo coronavírus em apenas quarenta e oito horas, um feito que foi elogiado internacionalmente. Uma jovem baiana conquistou o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas. E o que mais deve ser feito para ampliar essa participação? Ouça no terceiro e último capítulo da Reportagem Especial.

Entrevistados neste capítulo – Ester Sabino; Anna Luísa Beserra; e Márcia Cristina Bernardes Barbosa.

Trabalhos técnicos - Milton Santos e Marinho Magalhães

Produção – João Paulo Florêncio

Reportagem – Mônica Thaty

Edição – Marcio Sardi

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h