Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep Alexandre Padilha: comissão externa vai estabelecer um painel permanente para debater os tratamentos contra a Covid-19

21/05/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Alexandre Padilha (PT-SP)

A comissão externa da Câmara que acompanha as ações de combate ao coronavírus vai estabelecer um painel permanente com especialistas para debater os tratamentos contra a Covid-19, inclusive o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina, liberadas ontem a partir de protocolo do Ministério da Saúde. O deputado Alexandre Padilha (PT-SP), que é médico infectologista, explica que nenhum profissional é contrário à avaliação do uso de qualquer medicação, mas pondera que os principais estudos científicos vêm demonstrando que os medicamentos não são eficazes no tratamento do coronavírus. Alexandre Padilha alerta que, entre os efeitos adversos da cloroquina, está a arritmia cardíaca, inclusive em pacientes jovens, que pode levar à morte.

Na visão do parlamentar, o governo federal deveria ter organizado estudos sobre o tema no início da pandemia, chamando representantes de ministérios, hospitais universitários, ambulatórios de encaminhamento e secretarias estaduais de saúde, o que poderia resultar em uma resposta mais rápida sobre a eficácia dos medicamentos. Alexandre Padilha teme que o protocolo do Ministério da Saúde pode até mesmo colocar profissionais da área em risco, pela pressão que podem sofrer de familiares de pacientes, já que o nome que vai aparecer na prescrição do remédio é o do médico. O deputado enfatiza que o documento do ministério não tem a assinatura de nenhum responsável técnico.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo