Rádio Câmara

Salão Verde

Fotografia socioambiental

Fotografia socioambiental

25/05/2020 - 12h00

Fotógrafo brasileiro completa 50 anos de registros socioambientais

Salão Verde traz o ativismo socioambiental por trás das lentes fotográficas. A sensibilidade, o olhar atento e a precisão de fotógrafos profissionais e amadores têm captado o milésimo de segundo exato para revelar desde um momento de sublime beleza da natureza até o flagrante de crimes e destruição socioambiental. O programa mostra a atuação de três fotógrafos – dois profissionais e um amador – no registro da “tormentosa caminhada do povo e dos ecossistemas”, como disse um deles. Um dos destaques é a mobilização internacional do fotojornalista Sebastião Salgado pela proteção dos povos indígenas – carentes de nutrição, imunidade e direitos humanos – diante da pandemia do novo coronavírus. O quadro “Tá lá na lei” relembra o esforço da Câmara dos Deputados em regulamentar a profissão de fotógrafo.

Entrevistados nesta edição: Araquém Alcântara, que completa 50 anos de fotojornalismo ambiental, com registro de todos os parques nacionais do Brasil;
Juca Ygarapé, fotógrafo amador e guia das expedições da National Geografic e da Discovery pelo Pantanal; e deputado Laercio Oliveira (PP-SE).

Produção - Lucélia Cristina
Apresentação e edição - José Carlos Oliveira

 

 

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Segunda e sexta às 12h