Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Rogério Scheidemantel: estudo da Câmara analisa os impactos do teletrabalho nas relações profissionais e sociais

18/05/2020 - 09h40

  • Entrevista - Rogério Scheidemantel

Estudo da Consultoria Legislativa da Câmara analisa os impactos do teletrabalho nas relações profissionais e sociais. Um dos autores do levantamento, Rogério Scheidemantel aponta que, entre os benefícios da nova modalidade de trabalho, como a redução de gastos, diminuição de acidentes de trânsito e a menor emissão de poluentes, além de permitir aos profissionais mais tempo para a família. Hoje, na Europa e nos Estados Unidos, o chamado home office atinge algo entre 5% e 7% dos postos de trabalho, e o estudo da Consultoria Legislativa indica que a modalidade deve ter crescimento de até 30% nos próximos anos, mesmo após o fim do período de pandemia.

Por outro lado, o especialista observa que a separação física entre colegas de trabalho e o desenvolvimento de sua atividade profissional em ambientes não preparados podem estar entre os principais problemas do teletrabalho.
Rogério Scheidemantel também estima que os serviços necessariamente presenciais podem experimentar uma valorização com a nova realidade do mundo do trabalho, mas cita que a efetividade dessas profissões pode inclusive ser aprimorada com o auxílio das ferramentas digitais.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE