Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Carmen Zanotto: é preciso rediscutir o teto de gastos para a área de saúde

13/05/2020 - 10h30

  • Entrevista - Dep. Carmen Zanotto (CIDADANIA-SC)

Na opinião da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), é preciso rediscutir o teto de gastos para a área de saúde. A parlamentar, que é relatora da comissão externa que debate ações de enfrentamento ao coronavírus, reconhece que é necessário impor limites aos gastos públicos, mas considera que as ações essenciais à vida das pessoas não podem ter restrições orçamentárias, o que a pandemia da Covid-19 deixou ainda mais evidente.

Carmen Zanotto aponta ainda que o orçamento da saúde não pode ser considerado um gasto, mas um investimento, inclusive para a valorização dos profissionais da área, que estão se expondo ao atuar diretamente no atendimento às pessoas infectadas e muitas vezes não dispõem de equipamentos de proteção adequados e sofrem com baixas remunerações, o que os força a enfrentarem duplas ou até triplas jornadas de trabalho. Ontem, foi comemorado o dia internacional da enfermagem, com uma homenagem feita pelos integrantes da comissão externa, inclusive para lembrar os cerca de 13 mil profissionais infectados e mais de 100 mortos.

O colegiado também debateu o aumento da violência contra a mulher no período de isolamento social. Para hoje, a comissão externa tem três reuniões agendadas: uso da inteligência artificial como ferramenta no combate à pandemia; reunião coma Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; e definição de novos projetos prioritários.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo