Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Orlando Silva: proposta prevê taxa maior de reposição para o trabalhador que tiver seu salário reduzido com a queda proporcional na jornada de trabalho

12/05/2020 - 09h25

  • Entrevista - Dep. Orlando Silva (PCdoB-SP)

Proposta apresentada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) prevê uma taxa maior de reposição salarial para o trabalhador que tiver seu salário reduzido com a queda proporcional na jornada de trabalho, permitindo a manutenção do mesmo nível de renda para os trabalhadores formais que recebam até três salários mínimos. Ele é o relator da matéria na Câmara. O texto original de medida provisória editada pelo governo estima redução de até 70% dos salários, com o pagamento do seguro-desemprego somente de forma proporcional ao corte no vencimento, com previsão de três meses de pagamento, o que para o deputado é insuficiente tanto no prazo quanto para a manutenção da renda das pessoas.

Orlando Silva reitera que a prioridade absoluta das discussões desenvolvidas até agora na Câmara é a preservação das vidas das pessoas, mas reconhece que o impacto econômico da pandemia de coronavírus é inevitável. Para ele, a recuperação da economia nacional vai ser possível apenas com um programa de investimentos por parte do governo, para retomar a atividade produtiva e o crescimento, buscando apoio do setor privado. No período, segundo o parlamentar, o Congresso já adotou medidas de suporte a micro e pequenas, como o financiamento da folha de pagamento e a suspensão do pagamento de impostos, e que agora se volta para a proteção do trabalho.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE