Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Denis Bezerra: estudantes em dia com o Fies poderão solicitar suspensão de parcelas devidas por 60 dias

27/04/2020 - 09h36

  • Entrevista - Dep. Denis Bezerra (PSB-CE)

Estudantes em dia com o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, ou com no máximo 180 dias de atraso, poderão solicitar a suspensão do pagamento das parcelas devidas por 60 dias, caso seja aprovado projeto do deputado Denis Bezerra (PSB-CE) sobre o tema. O Plenário da Câmara aprovou o texto básico da proposta na última semana, e após a votação de emendas, prevista para esta semana, a matéria seguirá para o Senado. O projeto inicial de Denis Bezerra previa a suspensão automática em qualquer evento que provoca a decretação do estado de calamidade, mas o substitutivo restringiu o benefício para o período da pandemia do coronavírus.

Na visão do deputado, o Parlamento deve analisar a situação financeira dos estudantes matriculados em universidades privadas, já que ele identificou uma redução no número de pedidos de financiamento nos últimos anos, o que em sua análise denota a queda na procura pelo ensino superior. Atualmente, há mais de 1,5 milhão de contratos na fase de amortização, ou seja, sendo pagos pelos alunos já formados.

Para Denis Bezerra, o Fies e outras modalidades de apoio aos estudantes universitários devem ser mantidos, para que o Brasil possa ter o apoio da comunidade universitária em ações que permitam a superação da crise econômica que o Brasil já está vivendo e continuará a enfrentar mesmo após o fim do período mais agudo do isolamento.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo