Rádio Câmara

Resumo da Semana

Resumo da Semana: auxílio para micro e pequenas e Contrato Verde e Amarelo foram destaques

24/04/2020 - 09h20

  • Resumo da Semana (24/04/2020):

A Câmara aprovou um pacote de auxílio financeiro para micro e pequenas empresas que pode totalizar mais de R$ 13 bilhões, e quem aderir ao programa não poderá demitir funcionários no período. O tema foi uma das propostas votadas pelos deputados ao longo da semana, segundo comenta a jornalista Ana Raquel Macedo, editora-chefe da Rádio Câmara. Os parlamentares autorizaram também que estados e municípios utilizem o saldo de fundos de assistência social em ações de combate ao coronavírus.

Na semana, outra matéria aprovada pelos senadores, depois de votada na Câmara, garante a ampliação dos segmentos vulneráveis ou informais da economia com direito de receber o auxílio emergencial de R$ 600. Mas, por outro lado, o Senado não votou a medida provisória que institui o contrato de trabalho verde e amarelo para estimular contratações de jovens entre 18 e 29 anos, em troca da diminuição de direitos trabalhistas, e com isso o governo revogou a proposição.

O Poder Executivo também vetou projeto aprovado na Câmara que dispensava o trabalhador de apresentar atestado médico como comprovação de quarentena para justificar a falta no trabalho durante sete dias. O objetivo da medida era evitar que as pessoas com alguma enfermidade tivessem de sair de casa para entregar o documento no local de trabalho.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Um resumo dos principais fatos da semana nas comissões e no plenário da Câmara dos Deputados

Sexta-feira, às 8h, dentro do programa Painel Eletrônico, e sábado, às 7h