Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. José Ricardo (PT-AM): projetos visam proteger comunidades indígenas diante da pandemia

14/04/2020 -

  • Entrevista - Dep. José Ricardo (PT-AM)

Quatro projetos apresentados na Câmara visam proteger as comunidades indígenas frente ao alastramento do coronavírus mesmo em ambientes isolados. Segundo o deputado José Ricardo (PT-AM), as propostas determinam apoio emergencial para os povos indígenas, não apenas de cunho financeiro, mas também para a oferta de alimentação e saúde, além de materiais preventivos para reforçar a proteção aos índios brasileiros. O deputado, autor de um dos projetos, defende ainda atendimento diferenciado na estrutura de saúde dos estados para preservar as comunidades indígenas, segundo ele mais vulneráveis a doenças como o coronavírus.

As medidas são necessárias principalmente porque já foram registradas pelo menos quatro mortes entre os indígenas, todas na Região Amazônica, que concentra perto de 80% dos mais de 800 mil índios brasileiros e entidades ligadas ao setor temem um genocídio entre os indígenas. José Ricardo aponta que, mesmo antes da eclosão da pandemia, as aldeias, em especial as mais isoladas, sofrem com a redução da estrutura de atendimento por parte dos órgãos responsáveis do governo federal; e agora, com a expansão do vírus, a ameaça pode vir da simples circulação de pessoas de fora das comunidades sem os cuidados devidos. A invasão por madeireiros, garimpeiros e agricultores nas reservas indígenas é outro risco aos moradores tradicionais.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo