Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Maria do Rosário: confinamento social pode estar relacionado com aumento de violência doméstica

13/04/2020 - 09h45

  • Entrevista - Dep. Maria do Rosário (PT-RS)

Foi registrado aumento de 9% no total de denúncias recebidas pelo Ligue 180, o serviço que recebe informações sobre a violência doméstica. Na visão da deputada Maria do Rosário (PT-RS), o confinamento social coloca outros desafios relacionados à violência contra as mulheres, já que as trabalhadoras, em muitas situações, experimentam formas de trabalho mais precárias, o que tem provocado uma diminuição de sua renda neste período e aumenta sua vulnerabilidade, por conta das restrições de locomoção.

A congressista alerta que, a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas e, dentro desse total, quatro em cada cinco casos os responsáveis são parceiros ou parentes.

Maria do Rosário também observa que a subnotificação pode ter crescido no período, justamente pela diminuição do atendimento presencial das mulheres não apenas nas delegacias, mas também nos serviços hospitalares, segmento que, após a publicação da Lei Maria da Penha, também têm responsabilidade na notificação de casos quando as mulhers buscam hospitais e postos de saúde para atendimento. Por isso, ao lado de outros parlamentares, ela apresentou projeto para integrar os canais de atendimento às mulheres, o que pode facilitar a informação imediata e automática entre o atendimento policial, as redes de saúde e de assistência social.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo