Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jorge Solla: MP autoriza que universidades antecipem conclusão de alguns cursos da área de saúde

06/04/2020 - 09h25

Medida provisória editada na última semana autoriza as universidades a anteciparem a conclusão dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem e fisioterapia. Para o deputado Jorge Solla (PT-BA), a ação é importante para permitir a atuação de mais profissionais da saúde no combate à pandemia do coronavírus, mesmo que atuem apenas na retaguarda da gestão da crise e no atendimento a pessoas que procuram a rede de saúde por outros motivos. O deputado comentou, no entanto, que a diminuição dos recursos do Sistema Único de Saúde está prejudicando o atendimento aos cidadãos.

O parlamentar, que integra a comissão externa que discute ações de combate à crise sanitária gerada pelo coronavírus, aponta ainda que há cerca de 15 profissionais médicos formados em universidades de fora do país que estão impedidos de exercer a medicina no Brasil porque, desde 2016, não é feito nenhum exame para validar os diplomas universitários estrangeiros, o Revalida. O governo, ainda segundo o deputado Jorge Solla, precisa também contratar efetivamente profissionais de 14 áreas ligadas à saúde, inclusive veterinários, para atuar em setores correlatos no SUS, e não apenas realizar seu cadastro junto ao SUS, conforme portaria editada na última semana.

Apresentação –Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo