Rádio Câmara

Reportagem Especial

Museus - capítulo 2

19/03/2020 - 09h00

Capítulo 1: A situação dos museus no país foi tema de uma audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara. O principal problema das instituições é a falta de recursos. O incêndio no Museu Nacional, que aconteceu em 2018, tornou-se um paradigma para outra preocupação: os equipamentos de combate a esse tipo de acidente.

Capítulo 2: Dois exemplos de sucesso na gestão de museus são o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro e o Museu de Valores do Banco Central, em Brasília. A instituição carioca depende de patrocinadores, já que os recursos públicos que eram repassados agora estão escassos. No museu do Banco Central, o orçamento público é garantido, mas há adaptações de vez em quando por causa do contingenciamento de verbas.

Capítulo 3: Museus históricos de Minas Gerais e Pernambuco dependem das leis de incentivo à cultura para pagar parte dos custos de manutenção. Em Minas, a Federação das Indústria assumiu um dos museus do Instituto Flavio Gutierrez. Em Pernambuco, o Museu do Estado capacita pessoas para fazerem projetos e captarem recursos privados.

Reportagem – Cláudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h