Rádio Câmara

Esquina do Jazz

Vozes brasileiras celebradas pelo mundo do jazz

Vozes brasileiras celebradas pelo mundo do jazz

07/03/2020 - 22h00

  • Ouça o programa na íntegra

  • Vozes brasileiras celebradas pelo mundo do jazz - Bloco 1

  • Vozes brasileiras celebradas pelo mundo do jazz - Bloco 2

Elza Soares, Ithamara Koorax, Eliane Elias e Leny Andrade

O Esquina de Jazz rende homenagem a grandes vozes femininas do jazz brasileiro. Entre tantas artistas do gênero, essa edição traz quatro cantoras que marcam a cena do jazz, com sua personalidade vocal e timbres inconfundíveis. Leny Andrade,  Elza Soares, Ithamara Koorax e Eliane Elias.

Leny Andrade é carioca, mas viveu no México, nos Estados Unidos e na Europa. Em seus concertos, sempre fez questão de incluir canções de João Gilberto e outros nomes da bossa. Começou profissionalmente depois de participar de programas de calouros em rádios, como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Cantou com o trio de Sérgio Mendes e lançou 31 discos, dois DVDs. Em 2007, ganhou o Grammy com o disco 'Leny Andrade e Cesar Camargo Mariano'.

A performance vocal de Elza Soares se define pelo uso extremamente singular de sua voz, mas também pela utilização de ruídos, que são característicos do blues e do jazz, ou seja, da própria tradição da música negra, e que ela leva também para a interpretação de sambas.   Elza Soares ganhou, com o Albúm “A Mulher do Fim do Mundo”, o Grammy Latino de 2016.

Ithamara Koorax recebeu de alguns críticos e de algumas revistas americanas a menção de uma das melhores cantoras de jazz do mundo. Nascida em Niterói, ela tem como madrinha artística ninguém menos que Elizeth Cardoso, com quem realizou alguns shows e gravações. Também já cantou com outros nomes importantes da música, como: Marcel Powell, Eijiro Nakagawa, Takeshi Yamaguchi, Cristóvão Bastos, SouJoão Donato, Hermeto Pascoal, Eumir Deodato, entre outros artistas importantes.

Eliane Elias, por sua vez, além de cantora é uma talentosa pianista que começou bem cedo a estudar piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM) com um integrante do Zimbo Trio, o grande pianista Amilton Godoy. Paulistana, já fez muitas turnês pela Europa e gravou muitos discos, entre eles um dueto com Herbie Hancock. Também gravou um lindo disco onde toca canções de Tom Jobim, o “Plays Jobim”, lançado em 1989, e o álbum "Made in Brazil', que faturou um Grammy de Jazz Latino.


Músicas

LENY ANDRADE

  1. Batendo a Porta (de João Nogueira e Paulo César Pinheiro)
  2. Pra que chorar (de Baden Powell e Vinícius de Moraes)
  3. Antes que seja tarde (de Ivan Lins e Vítor Martins)
  4. Influência do Jazz (de Carlos Lyra)

ELZA SOARES

  1. Elza Soarres (de Itamar Assumpção)
  2. Saltei de banda (de Zé Rodrix)
  3. Mais que nada (de Jorge Ben Jor)

ITHAMARA KOORAX

  1. Coco Penerué (de Waldemar Henrique)
  2. Serenade in blue (de Harry Waren)
  3. Vesti Azul (de Wilson Simonal)

ELIANE ELIAS

  1. Só danço Samba (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
  2. That’s all (de Bob Hames)
  3. A Felicidade (de Maria Creuza)

Apresentação André Amaro

Uma viagem pela história, pelos estilos e pelas personalidades do jazz, a forma mais universal da música negra

Sábado, às 22h, e quarta, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE