Rádio Câmara

Reportagem Especial

Confederações Esportivas - Capítulo 1

03/02/2020 - 07h45

  • Confederações Esportivas - Capítulo 1

Capítulo 1: A Comissão do Esporte realizou uma série de audiências públicas e ouviu dirigentes e atletas de 32 confederações de modalidades olímpicas. O objetivo era conhecer a estrutura, a gestão e a situação financeira das entidades, além dos esforços para aumentar a participação dos atletas nas decisões e o planejamento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. No primeiro capítulo, um tema que ronda os noticiários e que impactou diversas confederações recentemente: escândalos de má gestão e de desvio de recursos.

Capítulo 2: Orçamentos baixos e poucos patrocínios são a realidade de muitas confederações esportivas brasileiras. A maioria depende quase exclusivamente de recursos públicos garantidos pela Lei Agnelo/Piva (Lei 10.264/01), que destina 2% da arrecadação bruta das loterias federais ao esporte olímpico e paralímpico.

Capítulo 3: Pela Lei Pelé (Lei 9.615/98), os atletas têm direito a participar da gestão do esporte, por meio das comissões de atletas. Em 2016, após várias denúncias envolvendo diversas confederações, os atletas brasileiros se mobilizaram em torno de propostas para a moralização da gestão esportiva. O esforço resultou na alteração de vários pontos da Lei Pelé.

Capítulo 4: Na visão de atletas e dirigentes das confederações de tiro com arco e de tiro esportivo, a falta de entendimento sobre esses esportes dificulta a prática esportiva. Eles argumentam que a compra de equipamentos por atletas não deveria seguir as mesmas regras da aquisição de armas pela população em geral.

Capítulo 5: A universalização da prática de esportes é uma meta de várias confederações, principalmente as de modalidades menos conhecidas, como o badminton. Saiba mais sobre iniciativas para massificar o esporte no Brasil.

Reportagem – Verônica Lima, com apoio de José Carlos Oliveira

Edição – Marcio Sardi

Trabalhos Técnicos – Leandro Gregorini

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h