Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Projeto define visão monocular como doença sensorial - Dep. Felipe Rigoni comenta

03/12/2019 - 09h15

  • Entrevista - Dep. Felipe Rigoni (PSB-ES)

A Câmara busca acordo sobre a proposta que assegura aos cidadãos com visão monocular os mesmos direitos e benefícios previstos na legislação da pessoa com deficiência. O Felipe Rigoni (PSB-ES), alerta que a redação do projeto pode igualar todas as pessoas monoculares, mesmo as que têm o melhor olho sem deficiência, às demais pessoas com deficiência visual, mesmo reconhecendo que a visão monocular traz prejuízos às pessoas.

Ele considera que o projeto pode ser aprimorado caso seja incluída a previsão de avaliação biopsicossocial, realizada por equipe interdisciplinar que deve levar em consideração impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; e limitação no desempenho de atividades. Felipe Rigoni critica a tentativa do governo de retomar a avaliação exclusivamente física para definir o grau de deficiência de cada pessoa.

Apresentação – Edson Júnior e Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo