Rádio Câmara

Reportagem Especial

Superendividamento - Capítulo 3

18/11/2019 - 07h40

  • Superendividamento - Capítulo 3

Capítulo 1: A Câmara dos Deputados está discutindo um projeto que tentar solucionar uma das maiores dores de cabeça do consumidor brasileiro: o superendividamento. Especialistas de vários setores mostram que o caminho passa pela mudança de postura de quem contrai as dívidas, mas também por uma maior responsabilidade de quem empresta.

Capítulo 2: Aposentados são um grupo particularmente vulnerável ao superendividamento. E na maioria das vezes, neste caso, o descontrole acontece porque o idoso contrai o chamado empréstimo consignado. Todo mês, a parcela da dívida é descontada em folha, ou seja, o valor líquido da aposentadoria já chega menor à conta bancária.

Capítulo 3: Os abusos na concessão de crédito, que muitas vezes levam ao superendividamento, podem estar em seus últimos dias. Um projeto do Senado que está sendo analisado na Câmara estabelece uma série de responsabilidades a quem oferece a operação de crédito, como, por exemplo, avaliar a capacidade do consumidor de pagar sua dívida.

Capítulo 4: Além do projeto sobre superendividamento, outra proposta em análise na Câmara trata das dívidas excessivas. Mas neste caso, o alvo são os cidadãos ou as empresas que deixam de pagar os impostos.

Capítulo 5: Ensinar o consumidor a equilibrar receita e despesa pode ser a chave do sucesso quando se fala em superendividamento. No último capítulo da reportagem especial do repórter Cláudio Ferreira, a estrela é a Educação Financeira.

Trabalhos técnicos – Tony Ribeiro

Edição: Mônica Tathy

Reportagem e produção: Cláudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h

MAIS CONTEÚDO SOBRE