Rádio Câmara

Esquina do Jazz

A espiritualidade no jazz de Cochemea e Jonathan Ferr

A espiritualidade no jazz de Cochemea e Jonathan Ferr

16/07/2022 - 22h00

  • A espiritualidade no jazz de Cochemea e Jonathan Ferr (Bloco 1)

  • A espiritualidade no jazz de Cochemea e Jonathan Ferr (Bloco 2)

Nesta edição, o Esquina do Jazz apresenta o som de dois instrumentistas do jazz que evocam a espiritualidade como eixo criativo de suas composições: o saxofonista, compositor, improvisador e arranjador do Brooklyn, Cochemea Gastelum, e o pianista e compositor de Madureira, Rio de Janeiro, Jonathan Ferr.

Em seu álbum All My Relations, gravado em 2019, Cochemea expressa sua origem ancestral usando o saxofone sobre ondas de percussão em 10 composições, das quais sete são apresentadas aqui. Embora seu saxofone e flauta tenham sido descritos como "nítidos, letais e aventureiros", ele também é conhecido como um diretor musical experiente, com uma capacidade extraordinária de integrar gêneros diferentes.

Do brasiliero Jonathan Ferr, o programa apresenta Trilogia do Amor [2019], em que mistura a classe do jazz à batida do hip-hop, do funk, do soul, da música eletrônica e do rap. A essa mistura de estilos ele deu o nome de urbanjazz, "uma coisa que surge em uma garagem, nas calçadas... Música da rua para a rua. Minha música é para esse cara que vive nessa realidade. Acontece que eu gosto de jazz, de Herbie Hancock e Miles Davis, mas também gosto de funk carioca e hip hop, então por que não posso trazer isso daí para a minha vivência de jazz?"


Produção e Apresentação André Amaro

Uma viagem pela história, pelos estilos e pelas personalidades do jazz, a forma mais universal da música negra

Sábado, às 22h, e quarta, à 0h

MAIS CONTEÚDO SOBRE