Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Reforma da Previdência é aprovada no Congresso: deputado Henrique Fontana comenta

24/10/2019 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Henrique Fontana (PT-RS)

Após o encerramento da votação da reforma da Previdência no Congresso, a emenda constitucional aprovada por deputados e senadores deve ser promulgada no dia 19 de novembro. Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), o texto aprovado vai ampliar a concentração de renda no país, porque mais de 90% da economia prevista de R$ 800 bilhões com a reforma incidem sobre quem ganha até dois salários mínimos.

Na visão do congressista, a informalidade, que atingiu 42% da população economicamente ativa, tende a aprofundar o quadro, porque grande parte dos trabalhadores não conseguirá atingir o tempo necessário de contribuição para obter o teto de benefício da Previdência Social.

Já o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que foi relator da proposta na Câmara, aponta que os gastos com Previdência, em 55% do orçamento, estavam inviabilizando os gastos públicos. O parlamentar explica que, apesar de afetar principalmente a massa de trabalhadores que ganha menos, a redução per capita do benefício futuro vai indicar mais sobre quem tem maiores rendimentos.

Apresentação: Edson Júnior e Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo