Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Base de Alcântara: deputado reclama que País perderá autonomia sobre a área de lançamento

22/10/2019 - 09h30

  • Entrevista - Dep. Edmilson Rodrigues (PSOL-PA)

Não há consenso a respeito da cessão, para os Estados Unidos, da base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão, tema que está na pauta de votações da Câmara e pode ser votado hoje.

O deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), da Comissão de Integração Nacional, reclama que o Brasil vai perder a autonomia sobre a base de Alcântara, sendo até impedido de promover lançamentos próprios sem o consentimento dos Estados Unidos. Já o deputado Hildo Rocha (MDB-MA), integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e relator da proposta na Câmara, alega que o Brasil vai ter benefícios na área de tecnologia aeroespacial a partir do acordo com os Estados Unidos, e mais especificamente o Maranhão, que vai se transformar em um centro de formação de profissionais para a área tecnológica.

Pelo tratado, segundo o parlamentar, os Estados Unidos podem autorizar o Brasil a realizar lançamento de satélites que contenham tecnologia norte-americana, e terão tutela exclusiva sobre os espaços definidos no texto firmado entre os dois países.

Apresentação: Edson Júnior e Marcio Achilles Sardi

Acompanhe esse e outros programas da Rádio Câmara pelo Twitter e pelo Facebook

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo