Rádio Câmara

Reportagem Especial

Aviação Regional - Capítulo 5

30/09/2019 - 07h40

  • Aviação regional - Capítulo 5

Capítulo 1: Quem está acostumado a frequentar os grandes aeroportos do país desconhece uma realidade diferente: a aviação regional. Pequenas aeronaves frequentam pequenas pistas de pouso e prestam serviços a populações que estão longe das metrópoles. Saiba mais sobre os entraves para o desenvolvimento da aviação regional.

Capítulo 2: A malha aeroviária do Brasil já foi mais diversificada e atendia tanto a capitais e grandes centros quanto as pequenas cidades. Não é essa a realidade em 2019. E a Região Amazônica, que tem problemas sérios de transporte terrestre, acaba sendo a maior prejudicada pela diminuição de opções de voos.

Capítulo 3: Os problemas da aviação regional atingem principalmente a Amazônia, por causa da grande extensão e da falta de infraestrutura do transporte rodoviário. E nesta região, o grupo da população mais prejudicado é o dos indígenas: os povos originários estão espalhados pelos nove estados, em aldeias que ficam muitas vezes a horas de barco da cidade mais próxima.

Capítulo 4: Várias pistas de pouso na região Amazônica dependem da regularização para poderem ser operadas. A falta de regulamentação traz insegurança para empresas, pilotos e usuários. Parlamentares também reclamam da falta de investimentos no setor, o que contribui para aumentar ainda mais o isolamento da região.

Capítulo 5: Para tentar amenizar o problema da falta de pistas de pouso em regiões mais afastadas, principalmente na Amazônia, integrantes do governo e lideranças indígenas buscam soluções como a simplificação do processo de homologação dos aeródromos.

Trabalhos técnicos – Tony Ribeiro

Edição - Marcio Sardi e Mônica Thaty

Reportagem e Produção – Cláudio Ferreira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h