Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputados comentam mudanças feitas no texto da reforma da Previdência

12/07/2019 - 10h33

  • Deputados comentam mudanças feitas no texto da reforma da Previdência (bloco 1)

  • Deputados comentam mudanças feitas no texto da reforma da Previdência (bloco 2)

O Plenário da Câmara concluiu a votação em primeiro turno da reforma da Previdência (PEC 6/19). A proposta altera as regras de aposentadoria para trabalhadores do setor privado e de servidores públicos, e é vista pelo governo como crucial para o equilíbrio das contas públicas.

Nessa quinta-feira, os parlamentares aprovaram modificações no texto. Foram aprovadas regras de transição para policiais, cálculo mais benéfico para mulheres e tempo de contribuição menor para homens na aposentadoria por idade.

O Plenário da Câmara volta a se reunir nesta sexta-feira para continuar a análise dos destaques à proposta de reforma da Previdência. Para debater o assunto, o Painel Eletrônico convidou os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Pedro Paulo (DEM-RJ).

Para o deputado Paulo Teixeira, será preciso impedir, no Senado, os efeitos nocivos da “desastrosa” reforma da Previdência que, segundo ele, em vez de combater concede privilégios, principalmente para os ruralistas. Na opinião do parlamentar, a proposta da reforma da Previdência favoreceu os bancos e não estabeleceu um teto salarial para o funcionalismo. Paulo Teixeira disse que o PT votou favorável à redução de idade de aposentadoria para policiais e à redução de tempo de contribuição para professores.

Já o deputado Pedro Paulo considerou “preocupante” as mudanças feitas no texto base da reforma, em especial a redução da idade mínima de aposentadoria dos policiais federais e a redução de 20 para 15 anos a contribuição dos professores. Ele considera essas mudanças preocupantes e decisivas para garantir economia e reduzir os impactos fiscais, “mas não se pode perder a perspectiva do ponto de vista da justiça”. O parlamentar sugere que as votações dos destaques previstas para hoje sejam suspensas e retomadas na próxima semana, para garantir maior fidelidade ao texto do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos:

Bloco 1: Paulo Teixeira (PT-SP)
Bloco 2: Pedro Paulo (DEM-RJ)

Apresentação - Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo