Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputados avaliam aprovação da reforma da Previdência em 1º turno

11/07/2019 - 11h20

  • Deputados avaliam aprovação da reforma da Previdência em 1º turno (bloco 1)

  • Deputados avaliam aprovação da reforma da Previdência em 1º turno (bloco 2)

O Plenário da Câmara aprovou, em primeiro turno, o texto da reforma da Previdência. A proposta altera as regras de aposentadoria para trabalhadores do setor privado e de servidores públicos e é vista pelo governo como estratégica para o equilíbrio das contas públicas.

Para comentar o assunto, o Painel Eletrônico convidou os deputados Gervásio Maia (PSB-PB) e Darci de Matos (PSD-SC).

Para Gervásio Maia, a aprovação da reforma da Previdência só foi possível depois que o governo liberou recursos para emendas parlamentares, o que, na opinião dele, “foi lamentável". Só para a Paraíba, estado do deputado, foram liberados R$ 50 milhões para a saúde. O parlamentar também discorda que a reforma vai melhorar a crise econômica do País, o que poderia ser feito, segundo ele, com uma cobrança eficaz dos devedores, inclusive com o apoio da oposição. Na entrevista, Gervásio Maia também afirmou que o partido vai punir – com expulsão da legenda ou afastamento das comissões - os onze deputados que votaram a favor da reforma da Previdência.

Já o PSD, segundo Darci de Matos, não pretende punir os dois deputados que votaram contra a reforma da Previdência, em desacordo com a orientação do partido. Segundo o parlamentar, "a reforma da Previdência está acima de qualquer questão ideológica/partidária e é preciso respeitar a posição dos deputados". Darci de Matos classificou a aprovação da proposta como “avassaladora” e demonstrou que a Câmara, renovada, "quer fazer mudanças rumo à volta do crescimento econômico".

Ouça a íntegra das entrevistas em dois blocos:
Bloco 1: Gervásio Maia (PSB-PB)
Bloco 2: Darci de Matos (PSD-SC)

Apresentação - Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo