Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado comenta propostas em análise na Comissão Especial da Reforma Tributária

11/07/2019 - 10h42

  • Deputado comenta propostas em análise na Comissão Especial da Reforma Tributária

Nessa quarta-feira, foi criada na Câmara a comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição que altera o sistema de tributos no país. A admissibilidade da proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, em maio deste ano.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o presidente da comissão especial, deputado Hildo Rocha (MDB-MA).

Na entrevista, o parlamentar falou da necessidade de uma reforma tributária que desonere o consumo. Segundo Hildo Rocha, entre as propostas em análise está a que devolve aos contribuintes que ganham até 2 salários mínimos os impostos pagos pelos produtos da cesta básica.

O deputado também explicou que está em estudo a unificação de três tributos federias (IPI, PIS e Cofins); além do ICMS, que é estadual; e do ISS, municipal, todos incidentes sobre o consumo. Para substituí-los seria criado o IBS, imposto sobre operações com bens e serviços e outro imposto federal sobre bens e serviços específicos.

O deputado Hildo Rocha afirma estar confiante na aprovação da proposta, embora admita que haverá ampla discussão sobre o assunto. Na opinião do parlamentar, a reforma vai melhorar o sistema tributário e favorecer a economia.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo