Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Leilão de ativos da Avianca foi precipitado e pode aumentar preço das passagens aéreas, diz deputado

10/07/2019 - 10h08

  • Leilão de ativos da Avianca foi precipitado e pode aumentar preço das passagens aéreas, diz deputado

A Comissão de Viação e Transporte realiza audiência pública, nesta quarta-feira, para debater novas regras de distribuição de slots da companhia Avianca, que está em processo de recuperação judicial.

“Slot” é o direito de pouso e decolagem em aeroportos congestionados. Ou seja, um slot equivale a uma vaga que permite a uma companhia aérea marcar um pouso ou uma decolagem, em um intervalo de tempo pré-determinado.

Foram convidados para o debate os presidentes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além de representantes de companhias aéreas.

Para explicar mais sobre o tema, o Painel Eletrônico convidou o autor do requerimento para realização da audiência pública, deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

Na entrevista, o deputado afirmou que a Anac foi precipitada em marcar o leilão de ativos da Avianca para esta quarta-feira. Ele acredita que, se a Gol e a Latam, líderes de mercado, receberem os slots, o preço das passagens para os consumidores irá aumentar.

Segundo o deputado, esse leilão precipitado pode provocar a judicialização por parte das concorrentes. Por isso, Hugo Leal defende que os espaços deixados pela Avianca sejam distribuídos para outras companhias que queiram ingressar no mercado brasileiro.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo