Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado esclarece importância da regulamentação do canabidiol para uso terapêutico no Brasil

09/07/2019 - 10h23

  • Deputado esclarece importância da regulamentação do canabidiol para uso terapêutico no Brasil

A regulamentação do canabidiol para uso terapêutico no Brasil é tema de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família. O canabidiol é uma das principais substâncias existente na folha da cannabis sativa, a planta da maconha.

Em janeiro de 2015, a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária retirou o canabidiol da lista de substâncias proibidas e autorizou a importação excepcional de uma lista restrita de medicamentos feitos com o canabidiol.

Para falar sobre o tema, o Painel Eletrônico convidou o deputado Eduardo Costa (PTB-PA), que está à frente do debate na Comissão de Seguridade Social.

Segundo o parlamentar, que é médico de profissão, há comprovação científica de que o uso do canabidiol é eficaz em muitas doenças, como a fibromialgia. Segundo Eduardo Costa, uma das medidas a serem adotadas para a aprovação é a redução do preço do medicamento. Uma ampola do produto chega a custar R$ 3 mil, quando comprada no exterior.

Na entrevista, o deputado destacou, ainda, que há mais de quatro anos, desde que a Anvisa autorizou o uso terapêutico do canabidiol, a cannabis medicinal já tem sido utilizada de forma controlada no tratamento de doenças crônicas e graves no Brasil.

Apresentação - Elisabel Ferriche e Luiz Cláudio Canuto

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo