Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Desemprego atinge 26% dos jovens; deputado sugere incentivos fiscais para incentivar contratações

04/07/2019 - 11h31

  • Desemprego atinge 26% dos jovens; deputado sugere incentivos fiscais para incentivar contratações

A taxa de desemprego no país ultrapassou 12%. Já são mais de 13 milhões de brasileiros sem trabalho. Em tempos de crise econômica, sair dessa situação está cada vez mais difícil e para os jovens entre 18 e 24 anos conseguir o primeiro trabalho formal é uma tarefa árdua.

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, enquanto a taxa de desemprego de forma geral está em 11%, entre os jovens a estatística sobe para 26%, ou seja, mais que o dobro.

As políticas de estímulo ao primeiro emprego e ao menor aprendiz vão ser debatidas em audiência pública, nesta quinta-feira, na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara. Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Tiago Dimas (SD-TO), que solicitou o debate no colegiado.

Na entrevista, o deputado disse que os três maiores empecilhos do jovem na hora de ingressar no mercado de trabalho são a exigência de experiência anterior, a falta de oportunidade e a falta de confiança nas novas gerações. Segundo Tiago Dimas, a experiência é uma prática corriqueira do mercado, mas que precisa ser mudada. Para amenizar essa situação, o parlamentar sugere incentivos fiscais para a contratação de jovens, além do incremento no programa Jovem Aprendiz, do governo federal.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo