Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado comenta acordo econômico firmado entre o Mercosul e a União Europeia

03/07/2019 - 10h10

  • Deputado comenta acordo econômico firmado entre o Mercosul e a União Europeia

Foram 20 anos, mas, enfim, o Mercosul e a União Europeia fecharam histórico acordo econômico entre os dois blocos. A rodada final de negociações foi iniciada por técnicos na semana passada e o acordo fechado.

O tratado para a área de livre comércio vai abranger bens, serviços, investimentos e compras governamentais.

Segundo estimativas do Ministério da Economia, o acordo vai representar um incremento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de cerca de R$ 100 bilhões, em 15 anos, podendo chegar a R$ 125 bilhões, se consideradas a redução das barreiras não-tarifárias e o aumento esperado na produtividade total dos fatores de produção.

Para comentar o acordo econômico entre União Europeia e Mercosul, o Painel Eletrônico convidou o primeiro vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Luiz Philippe de Orleans Bragança (PSL-SP).

Na avaliação do deputado, o acordo tem três pontos benéficos para o Brasil: vai garantir ao consumidor, no futuro, produtos mais baratos, como automóveis; vai beneficiar as empresas de transformação; além de beneficiar também o setor agrícola.

Quando estiver totalmente implementado, o acordo vai retirar tarifas sobre 91% dos produtos que a União Europeia exporta para o Mercosul, num período de 10 anos. Em sentido contrário, vão retiradas tarifas de 92% dos produtos que o Mercosul exporta para a União Europeia, num período de 10 anos.

Luiz Philippe de Orleans Bragança, no entanto, alerta que há um risco no acordo devido ao protecionismo europeu. O deputado classifica como "demagógica" a interferência de alguns países europeus em questões ambientais do Brasil, e afirma que o governo brasileiro deve manter resistência.

De todo modo, o parlamentar afirma estar otimista quanto a aprovação do acordo que, para começar a valer, deverá ser ratificado pelo Congresso Nacional.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo