Rádio Câmara

Salão Verde

"Ecocídio" em Brumadinho

02/07/2019 -

Felipe Werneck/Ibama
Desastre de Brumadinho
Tragédia em Brumadinho

Salão Verde detalha as mais recentes ações da Câmara dos Deputados em relação ao crime socioambiental de Brumadinho-MG. Cinco meses após a tragédia, o Plenário da Câmara aprovou quatro projetos de lei para evitar a repetição de tragédias semelhantes. Para virarem leis, as propostas dependem agora de aprovação do Senado e sanção do presidente da República. Os textos criam o crime de “ecocídio”, estabelecem a política nacional de direitos das populações atingidas por barragens, trazem mudanças na atual política nacional de segurança de barragens e incluem a gestão de desastres no Estatuto de Proteção e Defesa Civil. No mesmo dia, a CPI que investiga o caso iniciou uma nova linha de abordagem: a possibilidade de crime doloso (intencional), a partir da confirmação de detonação de explosivos nas imediações da barragem da mineradora Vale, que já apresentava estabilidade crítica há vários meses. O crime socioambiental de Brumadinho deixou cerca 270 mortos e danos ainda incalculáveis ao meio ambiente.

Participe! Envie suas críticas, comentários e sugestões pelo Disque-Câmara (0800 619 619), pelo e-mail radio@camara.leg.brou pelo WhatsApp (61) 99978-9080.

Apresentação - Ana Raquel Macedo e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.