Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão debate a carência na rede pública e a situação do programa Mais Médicos

13/06/2019 - 09h50

  • Comissão debate a carência na rede pública e a situação do programa Mais Médicos

O deputado Alexandre Padilha, do PT paulista, propôs debate hoje, na Câmara, sobre a carência de médicos na rede pública de saúde e a formação de novos profissionais no âmbito do programa Mais Médicos. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado lamentou a falta de interesse dos médicos brasileiros no programa e disse que o governo precisa criar alternativas para atrair médicos, inclusive do exterior. O deputado Alexandre Padilha disse que um dos empecilhos para atrair mais médicos, é a retirada do edital dos municípios com melhores IDH e de cidades de regiões metropolitanas.

No novo edital para duas mil vagas para o programa Mais Médicos, o Ministério da Saúde vai priorizar a participação de médicos formados no Brasil e estabeleceu critérios de classificação, como títulos de especialista e/ou residência médica em medicina da família e comunidade, além de facilitar a entrega da documentação pela internet, já no ato de inscrição. O deputado Alexandre Padilha espera que esses novos critérios possam atrair mais médicos qualificados para o programa, preferencialmente, com perfil de atendimento para a atenção primária. Segundo ele, hoje mais de seis milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do país estão desassistidas.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE