Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Câmara realiza Sexto Fórum Nacional de Saúde Ocular

11/06/2019 - 09h40

  • Câmara realiza Sexto Fórum Nacional de Saúde Ocular

O deputado Hiran Gonçalves, do PP de Roraima, é oftalmologista, e autor de requerimento para realização do Sexto Fórum Nacional de Saúde Ocular, que vai começar, nesta terça-feira, na Câmara. Em entrevista Painel Eletrônico, o deputado disse que a ideia do evento é chamar atenção do governo e da sociedade sobre a necessidade da edição de leis que incentivem a destinação de recursos para o cuidado e a prevenção da saúde dos olhos.

O próprio deputado já propôs uma lei que garanta o exame oftalmológico na assistência básica, hoje incluído apenas na assistência de média e alta complexidade. Outro projeto é obrigar exames oftalmológicos nas escolas públicas. O deputado Hiran Gonçalves lembrou que 60% das cegueiras são evitáveis. Falta de informação e de consultas periódicas ao oftalmologista são os principais motivos para a deterioração da visão, por isso ele propõe campanhas educativas para conscientizar a população da importância dos exames periódicos. O deputado disse que outro assunto que será discutido no fórum, é o financiamento do SUS, para garantir um aumento no pagamento para os exames oftalmológicos, hoje orçado em R$ 10.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo