Rádio Câmara

Feijoada Completa

Educação domiciliar: o homeschooling deve ser permitido no Brasil?

31/05/2019 - 14h01

  • Educação domiciliar: o homeschooling deve ser permitido no Brasil? (bloco 1)

  • Por Dentro do Plenário: resumo da semana (bloco 2)

  • Comissão de Desenvolvimento Econômico debate relevância do sistema "S" e novos desafios (bloco 3)

  • Caldo Cultural: CCBB recebe exposição inédita sobre Tim Burton (bloco 4)

Educação domiciliar ou homeschooling: o tema foi tratado nesta semana na Comissão de Educação da Câmara. Mais de 60 países permitem ou ao menos não proíbem o ensino domiciliar, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido. Nossa atual legislação não permite que os pais retirem seus filhos da escola para ensiná-los em casa.

No Brasil, apesar de não haver legislação permissiva, estima-se que cerca de sete mil famílias e 15 mil crianças e adolescentes praticavam o ensino domiciliar em 2018. A regulamentação da escola domiciliar é uma das metas prioritárias do atual governo.

Para entender mais sobre o assunto, o programa Feijoada Completa desta semana conversa com a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), integrante da Comissão de Educação, e com o professor Carlos Roberto Jamil Cury, da cadeira de Políticas Educacionais e Direito à Educação na Universidade Federal de Minas Gerais e na PUC Minas.

Também nesta edição, vamos discutir a relevância do sistema "S" para o país e os novos desafios para 2019.

E, como sempre, a feijoada tem o tempero especial dos colunistas, com o comentário da jornalista Mariana Monteiro, sobre cinema. Ela fala sobre o filme “Rocket Man”, que conta a trajetória do cantor Elton John.

Participe, envie críticas, sugestões, enfim, dê a sua opinião pelo e-mail feijoadacompleta@camara.leg.br ou pelo Whatsapp da Rádio Câmara (61) 99978-9080.

Apresentação - Edson Júnior
Produção - Lucélia Cristina

Informação, música e opinião compõem o tempero especial da revista eletrônica da Rádio Câmara

Sexta, às 14h, com reapresentação aos sábados, às 9h30