Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputadas da bancada feminina debatem as melhorias para a aposentadoria das mulheres - Parte II

30/05/2019 - 07h01

  • Deputadas da bancada feminina debatem as melhorias para a aposentadoria das mulheres - Parte II

As deputadas de São Paulo Adriana Ventura, do Novo e Sâmia Bomfim, do Psol, integram a Comissão Especial da Reforma da previdência e em entrevista ao Painel Eletrônico, elas falaram sobre o que a bancada feminina pretende mudar para melhorar as condições de aposentadoria da mulher brasileira. A bancada feminina, com 77 integrantes, elaborou quatro emendas à Proposta de Emenda à Constituição. Entre as alterações solicitadas estão a idade mínima para aposentadoria da mulher, cálculo do benefício, direitos ligados à maternidade e pensão por morte.

Para a deputada Adriana Ventura a aposentadoria não pode ser usada como medida compensatória pela ausência de outras políticas públicas como creches, escola em tempo integral, combate à pobreza, salários diferentes entre homens e mulheres. Segundo ela, essa diferença aumenta ainda mais as desigualdades de gênero.

A deputada Sâmia Bonfim discorda. Para ela a aposentadoria das mulheres deve ser diferente dos homens em idade, como medida de reparação. Ela concorda que é preciso avançar em políticas públicas que beneficiem as mulheres, mas o tempo mínimo de contribuição para as mulheres não pode ser alterado como quer o governo na reforma da previdência. Ela defende que as trabalhadoras rurais e professoras devem continuar tendo aposentadorias especiais.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE