Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Câmara realiza 11º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública

29/05/2019 - 07h01

  • Câmara realiza 11º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública

O deputado Leonardo Monteiro, do PT de Minas Gerais, é o presidente da Comissão de Legislação Participativa e, na entrevista, falou sobre o 11º Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública que será realizado hoje no Auditório Nereu Ramos, da Câmara. Para o deputado esse seminário vai ser importante para debater principalmente os avanços da segurança pública na defesa da população para que a polícia não seja uma ameaça, e sim uma segurança para os cidadãos.

Na opinião dele, a liberação do uso de armas para os guardas municipais ajuda a reduzir a criminalidade, como mostra a pesquisa da FGV, desde que haja treinamento adequado. O estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas mostra que as cidades que armaram suas guardas municipais após a permissão do Estatuto do Desarmamento, em 2003, apresentaram queda de 44% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Em entrevista ao Painel Eletrônico, o deputado Leonardo Monteiro defende ainda que os guardas municipais sejam concursados e contratados pelo município, com um plano de carreira específico.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo