Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputado Danilo Cabral (PSB-PE) defende PEC que torna permanente o Fundeb

21/05/2019 - 09h58

  • Deputado Danilo Cabral (PSB-PE) defende PEC que torna permanente o Fundeb

A comissão especial que analisa a proposta de emenda à Constituição que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb, se reúne nesta terça para debater a proposta.

Foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi; o presidente da Confederação dos Trabalhadores em Educação, Heleno Manoel Gomes Araújo; a presidente da União Nacional dos Estudantes, Marianna Dias; e o economista Jorge Abrahão de Castro.

Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o deputado Danilo Cabral (PSB-PE). O parlamentar é o segundo vice-presidente da Comissão Especial do Fundeb.

Na entrevista, o deputado disse que nem cogita a possibilidade de o Fundeb perder a validade ano que vem. Criado, em 2006, o fundo financia todas as etapas da educação, da creche ao ensino médio. E, segundo o deputado Danilo Cabral, o Fundeb tem sido essencial para o fortalecimento da educação brasileira.

Ainda segundo o parlamentar, ampliar a participação da União no fundo, de 10% para 30%, com prazo de dez anos para implantação, será essencial para investir nos professores e valorizar o magistério, como prevê o Plano Nacional de Educação.

Danilo Cabral espera que a PEC que torna o Fundeb permanente seja votada no plenário da Câmara ainda esse semestre, para depois ser analisada pelo Senado.

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo