Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Participante relata como o Parlamento Jovem Brasileiro mudou a vida dele

29/04/2019 - 10h21

  • Participante relata como o Parlamento Jovem Brasileiro mudou a vida dele

Há quinze anos a Câmara dos Deputados promove o programa Parlamento Jovem Brasileiro, que simula uma jornada parlamentar na qual jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de votações e debates.

A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo de elaboração de leis e educa para a participação política e para a cidadania.

Um dos que viveram essa experiência cidadã foi Gabriel Cunha, de Salvador (BA), que contou um pouco de sua experiência em entrevista ao Painel Eletrônico.

Graças à participação no Parlamento Jovem, Gabriel Cunha foi convidado a fazer um curso de verão, na prestigiada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde estudou relações internacionais e segurança. Para ajudar outros estudantes, ele, ao lado de outros nove jovens de todo o Brasil, desenvolveu uma plataforma chamada Supermentor, que ensina como participar do processo de candidatura para a graduação em universidades americanas.

Segundo Gabriel Cunha, a vivência no programa Parlamento Jovem Brasileiro mudou o modo dele ver como se faz política. Mas, ainda assim, ele não pensa em entrar para a política agora. “Gostaria mais de vivenciar o trabalho no Executivo”, afirma. Aos demais alunos, ele deixou uma mensagem citada pelo empresário Paulo Lemann: "sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho".

Apresentação - Edson Junior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE