Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019

02/04/2019 - 10h04

  • Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O prazo começou dia 27 de março e vai até 31 de maio. Os interessados podem se inscrever pela internet, no endereço www.camara.leg.br/pjb; ou pelos Correios. São 78 vagas para estudantes de todo o Brasil, distribuídas de acordo com a população dos estados.

O programa da Câmara simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações e aprendem sobre processo legislativo, elaboração de leis; participação política e cidadania.

Para apresentar detalhes do programa e as novidades da edição deste ano, o Painel Eletrônico convidou a servidora Renata Brassanelli, uma das coordenadoras do Parlamento Jovem Brasileiro.

Segundo Renata Bressanelli, os estudantes do ensino médio que participam dessa experiência voltam a seus estados com outra visão do Parlamento e muitos deles se tornam políticos. Para a coordenadora, o Parlamento Jovem Brasileiro é uma experiência transformadora para estudantes, servidores da Câmara e até mesmo para os próprios parlamentares.

Entre os projetos apresentados na edição do ano passado, está a do jovem estudante Guilherme, de Pernambuco, que propôs a reabilitação na rede pública para a prevenção da pedofilia.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo