Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Deputados lançam Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling

01/04/2019 - 10h26

  • Deputados lançam Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling

Nesta terça-feira, vai ser lançada na Câmara a Frente Parlamentar em Defesa do Homeschooling, termo inglês para a chamada educação em casa. A ideia é que a iniciativa seja mais conhecida pela população para que a família decida a melhor maneira de educar seus filhos. A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, confirmou presença.

Vários projetos tramitam na Câmara para regulamentar essa modalidade de ensino. Para falar sobre o assunto, o Painel Eletrônico convidou o coordenador do colegiado, deputado Dr. Jaziel (PR-CE).

Na entrevista, o deputado disse que a ideia é dar liberdade às famílias que optaram pela educação em casa, muitas inclusive foram processadas.

Na avaliação do deputado Dr. Jaziel, a regulamentação da prática vai estimular famílias a adotarem o homeschooling. Ele mesmo afirma ter sido educado em casa, bem como seu filho, que também é médico. Porém, segundo ele, muitas famílias que optam pela educação em casa acabaram sendo processadas.

O parlamentar defende que o governo encaminhe ao Congresso uma medida provisória para estabelecer o ensino em casa, com autenticação do Estado. Segundo o Dr. Jaziel, cabe ao parlamento "libertar essas famílias que ensinam os filhos em casa e que estão sofrendo como se fossem criminosas e acabam sendo vítimas do Estado como negligentes na educação dos filhos".

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo