Rádio Câmara

Salão Verde

Guerreiras Ambientalistas

Estreia: 26/03/2019 -

José Carlos Oliveira
Salão Verde, 26/03/2019 - Guerreiras 1 - no rio Araguaia - divisa MT-TO
Rio Araguaia, divisa MT-TO

Mulheres ambientalistas já receberam pomposos prêmios internacionais, mas a maioria delas atua no anonimato do dia a dia. Infelizmente, algumas já foram até assassinadas. Conheça as “guerreiras da floresta”, que protegem a Terra Indígena Caru, no Maranhão; a rede de mulheres na proteção do rio Juruena, no Mato Grosso; as recentes trincheiras femininas erguidas na política ambiental; e o exemplo da índia maia da Guatemala, Rigoberta Menchú, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz.

Por outro lado, o programa também revela a vergonhosa estatística de assassinatos no campo, que, entre centenas de vítimas, traz nomes como os da freira Dorothy Stang, no Pará; da índia Sônia Gavião, no Maranhão; e da líder quilombola Maria Trindade Costa, no Pará.

Participe! Envie suas críticas, comentários e sugestões pelo Disque-Câmara (0800 619 619), pelo e-mail radio@camara.leg.brou pelo WhatsApp (61) 99978-9080.

Apresentação - Mônica Montenegro e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Segunda e sexta às 12h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições