Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Inscrições abertas para o Câmara Mirim 2019

25/03/2019 - 10h14

  • Inscrições abertas para o Câmara Mirim 2019

Já estão abertas as inscrições para o Câmara Mirim 2019. O prazo encerra-se no dia 30 de junho.

Há quatorze anos, a Câmara dos Deputados criou o projeto pedagógico voltado para crianças e adolescentes matriculadas do quinto ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país.

A iniciativa permite a esses estudantes uma experiência única: viver um pouco da rotina dos parlamentares. Por dois dias, vão ser deputados e deputadas mirins, com direito a discutir e votar de forma democrática projetos de lei apresentados por eles e selecionados pelo programa.

Para apresentar detalhes do Câmara Mirim, o Painel Eletrônico convidou a coordenadora do Plenarinho, o portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, Ana Cláudia Lustosa.

Ana Cláudia afirma que o programa tem ajudado a construir uma consciência crítica nos alunos e a mudar a imagem negativa do modo de fazer política no País, que tem sido mostrado pelos noticiários. Segundo ela, o principal legado que o programa tem deixado para as crianças e adolescentes é uma maior consciência política.

O Câmara Mirim já recebeu quase mil projetos de lei elaborados por estudantes de 5º ao 9º ano de todo o país. Depois de avaliados, três propostas serão selecionadas, discutidas e votadas de forma democrática, simulando a rotina dos parlamentares. Para este ano, Ana Cláudia Lustosa, disse que o programa vai fortalecer a discussão de ideias e não focar apenas nos projetos apresentados, a maioria envolvendo áreas da educação, saúde e meio ambiente.

Para fazer a inscrição o estudante deve acessar o site do Plenarinho.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo