Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Comissão externa vai acompanhar crise socioambiental na região metropolitana de Belém

22/03/2019 - 09h51

  • Comissão externa vai acompanhar crise socioambiental na região metropolitana de Belém

O problema foi agravado em função da ameaça da empresa que administra o aterro sanitário do município paraense de Marituba de encerrar suas atividades até o final de maio desde ano. Caso isso ocorra, 40 mil toneladas de lixo, por mês, ficarão sem tratamento.

A Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar e buscar solução para a crise socioambiental que afeta a região metropolitana de Belém. O problema foi agravado em função da ameaça da empresa que administra o aterro sanitário do município paraense de Marituba de encerrar suas atividades até o final de maio desde ano. Caso isso ocorra, 40 mil toneladas de lixo, por mês, ficarão sem tratamento.

Para falar sobre esse impasse, o Painel Eletrônico convidou o deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), autor do pedido de criação do colegiado e coordenador da comissão externa.

Segundo o deputado, desde junho de 2015 o funcionamento do novo aterro tem sido alvo de muitos protestos dos moradores da região, que chegaram a interditar a rodovia BR-316 diversas vezes, impedindo a passagem de caminhões de coleta de lixo.

Por trás de toda essa revolta estão os inúmeros problemas de saúde que afetam os moradores. Edmilson Rodrigues afirma que a comissão externa pretende indicar uma área alternativa para colocar o aterro e discutir com a empresa um cronograma para que a ela possa deixar o município sem que o lixão fique a céu aberto.

Na entrevista, deputado Edmilson Rodrigues também fez um apelo aos demais deputados, que não são do Pará, para que ajudem a solucionar esse grave problema socioambiental. Na próxima segunda-feira será realizada uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Belém, para discutir o problema.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo