Rádio Câmara

Salão Verde

Pachamama, a Mãe-Terra

12/03/2019 -

Reprodução
Salão Verde, 12/03/2019 - Pachamama, a Mãe-Terra

Em tempos de desmatamento galopante, agrotóxicos, aquecimento global e graves crimes socioambientais, como o de Brumadinho, o programa busca refúgio no conceito e na visão de “pachamama”, que os povos tradicionais – indígenas, quilombolas e ribeirinhos – têm em relação ao planeta e ao chão onde pisam. Essa visão é determinante nas ações diárias desses mesmos povos na preservação do meio ambiente.

O programa traz análises de pesquisadoras e escritoras do tema, além do depoimento da deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), que, inclusive, já defendeu tais conceitos em julgamento histórico no Supremo Tribunal Federal. Conheça também a liderança de matriarcas indígenas e quilombolas na proteção do planeta e os números vergonhosos da violenta luta pela terra no Brasil.

Participe! Envie suas críticas, comentários e sugestões pelo Disque-Câmara (0800 619 619), pelo e-mail radio@camara.leg.brou pelo WhatsApp (61) 99978-9080.

Apresentação - Mônica Montenegro e José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.