Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Seminário na Câmara debate o papel das bibliotecas como transformadoras da sociedade

11/03/2019 - 10h04

  • Seminário na Câmara debate o papel das bibliotecas como transformadoras da sociedade

As bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal promovem, hoje e na terça-feira, seminário para debater o papel desses centros de informação como transformadores da sociedade. O evento vai ser realizado em homenagem ao Dia do Bibliotecário, que é celebrado em 12 de março.

A data entrou no calendário nacional em 1980 e foi escolhida por ser o dia do nascimento de Manoel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Para falar sobre o encontro, o Painel Eletrônico convidou o bibliotecário e um dos coordenadores do seminário, Raphael Cavalcante. Na entrevista, ele falou que, no Brasil, a biblioteca não ocupa o papel central dentro das escolas por questões históricas, o que produziu falta de cultura para a leitura.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, das 180 mil escolas brasileiras, 98 mil, ou 55% delas, não têm biblioteca escolar ou sala de leitura. A Lei das Bibliotecas, sancionada em maio de 2010, que determina que toda escola precisará de um acervo administrado por um bibliotecário, ainda não está sendo cumprida.

Raphael Cavalcanti sugere que, para o cumprimento da lei, uma alternativa seria que um bibliotecário fosse responsável por mais de uma biblioteca.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo