Rádio Câmara

Painel Eletrônico

No Dia Internacional da Mulher, deputada comenta pauta feminina e desafios das mulheres na política

08/03/2019 - 16h16

  • No Dia Internacional da Mulher, deputada comenta pauta feminina e desafios das mulheres na política

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. A ideia de celebrar o dia surgiu, no início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

Para falar da pauta feminina na Câmara, o Painel Eletrônico convidou a deputada Professora Dorinha Seabra Resende (DEM-TO), coordenadora da bancada feminina.

Na entrevista, a deputada disse que recebeu com "tristeza e preocupação" os últimos números do mapa da violência, que mostram um aumento de 8,4% de feminicídios em 2018 no País.

Dorinha Seabra Resende defende que as mulheres agredidas sejam acolhidas em quaisquer delegacias de polícia, que precisam estar preparadas com policiais qualificados para orientar as vítimas e punir os agressores. A parlamentar também defende mais facilidade no acesso, com atendimento 24 horas, e que a rede de proteção das mulheres possa, de fato, funcionar.

A deputada também falou sobre as mulheres na política. Dorinha Seabra Resende defende que elas tenham mais condições para participar do processo eleitoral em condições de igualdade e que as denúncias de mulheres laranjas de partidos nas últimas eleições sejam devidamente apuradas. Para a deputada, não é porque houve distorções no cumprimento da legislação nas últimas eleições, com possíveis candidaturas laranjas, que a lei precise ser modificada.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo