Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Representante do Fórum de Segurança avalia redução de mortes violentas

28/02/2019 - 11h00

  • Representante do Fórum de Segurança avalia redução de mortes violentas

Em 2018, foram registrados quase 51,6 mil assassinatos no Brasil.

Apesar de o número de vítimas ser alto, as mortes violentas no país, no ano passado, apresentaram uma queda de 13% em relação a 2017, quando foram notificados mais de 59 mil crimes violentos nas cidades brasileiras.

Esse levantamento é do Monitor da Violência, que faz o acompanhamento desses números, todos os meses. A iniciativa é do site G1 em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

No programa Painel Eletrônico, quem nos ajuda a entender esses e outros dados é o David Marques, coordenador de projetos do Fórum de Segurança Pública.

Durante a entrevista, ele disse que não existe uma explicação para essa queda, mas ela deveria ser uma tendência nacional. David afirmou que, entre os motivos da violência no Brasil, está o fortalecimento do crime organizado, que precisa ser combatido com rigor.

O coordenador do Fórum também elencou medidas urgentes que devem ser adotadas pelo governo para combater a violência: a interação das polícias civil e militar e dos governo estaduais com o governo federal; investimento em inteligência; reestruturação do sistema prisional e a implantação, na prática, do Plano Nacional de Segurança Pública.

Apresentação - Edson Júnior e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo